5G na indústria: como aplicar a tecnologia no cotidiano?
- Nucleotech | por EACM360
- 28 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Reflexo direto da tecnologia está na Internet das Coisas e na inteligência artificial, responsáveis por simplificar processos organizacionais
A implementação do 5G no Brasil trouxe um avanço tecnológico em diversos setores da economia. Muito além de tornar a internet móvel mais rápida, a transmissão de dados conecta seres humanos, máquinas, objetos e dispositivos em uma super velocidade.
Na indústria, um reflexo direto dessa tecnologia está na Internet das Coisas (IoT) e na inteligência artificial (IA), que são responsáveis por simplificar os processos organizacionais do dia-a-dia. Um claro exemplo é a possibilidade de migrar a empresa para uma rede sem fio e eliminar o uso excessivo de cabos de uma rede Ethernet
Mas as vantagens não param por aí, por isso, a NucleoTech destaca 5 exemplos de aplicação da tecnologia 5G no dia-a-dia da indústria.

1. Armazenamento de dados
Com a implantação do 5G na empresa, exclui-se a necessidade de os robôs armazenarem dados na memória ou em discos rígidos externos. Todas as informações podem ser armazenadas com segurança na nuvem e, com isso, aumenta a capacidade da máquina, já que com o compartilhamento de informações em tempo real as soluções são mais eficazes.
Para além de armazenar dados, a nuvem também pode ser utilizada para softwares e plataformas que atuam com o mesmo desempenho, só que sem ter a necessidade de estarem instalados em um dispositivo.
Com isso, mais computadores ou smartphones poderão ser conectados simultaneamente sem instabilidade ou impacto na velocidade da internet.

2. Produtividade
Com uma rede de dispositivos conectados compartilhando informações, documentos e arquivos quase em tempo real, a forma de atuação e interação das linhas de produção é completamente otimizada.
Tanto para negócios de modelos mais inovadores, como para os mais tradicionais, será possível aumentar a eficácia e agilidade na criação de produtos mais complexos e fortalecer a cooperação entre as cadeias produtivas. Essa conectividade com máquinas inteligentes traz mais praticidade para a rotina.
Com maior largura de banda e latência mínima, as fábricas podem usar tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para melhorar o gerenciamento da produção, aumentar a eficiência da máquina e implementar uma manutenção preventiva mais eficiente.

3. Inteligência
Informações passadas diretamente de uma máquina para outra, com protocolos avançados de proteção de dados, tornam a rede mais segura.
A segurança dos dados permite que as fábricas sejam mais inteligentes, já que o registro seguro permite a análise maior de dados. O gestor conhece de forma profunda a sua empresa e otimiza a inteligência da administração. Com economia que gera lucro.

4. Comunicação
As máquinas não só “conversam entre si” como falam com as pessoas em uma comunicação completamente otimizada. A confiabilidade na interação proporcionada pelo 5G é quase perfeita e chega a 99,99%.
Robótica avançada ganha contornos ainda maiores com a mais alta tecnologia e chega até as pequenas fábricas. Integração que significa uma diminuição drástica no nível de falhas e prejuízos.
5. Machine Learning
Com o Machine Learning desenvolvido dentro das indústrias, computadores e máquinas aprendem tarefas e fazem correções sem precisar de programação prévia ou da presença do operador. Uma otimização de capital humano.
As máquinas inteligentes são treinadas para um monitoramento 24 horas da fábrica, o que afina o desempenho e a segurança operacional da fábrica. Além disso, também garante a possibilidade de realização de manutenções preventivas das máquinas e equipamentos feitas de forma mais exata, o que resulta em uma redução do tempo de inatividade destes itens.
As possibilidades são vastas e a chegada do 5G na indústria representa uma revolução no modo de trabalho das fábricas.
Comentários